Apresentação

Constituída em 1994, a REVOLTA - Valorização de Resíduos, S.A., é uma referência no mercado nacional da gestão de resíduos. Sobretudo pela originalidade da sua postura e dos seus objectivos.

O nome, tal como o símbolo da empresa, são bem expressivos dos objectivos da REVOLTA e do seu carácter inovador. A REVOLTA é uma empresa vocacionada para a Valorização de Resíduos, encarando-os como materiais com valor, e não como subprodutos finais indesejáveis de processos industriais ou urbanos.

A valorização é um conceito vasto e abrangente, já que abre possibilidades de utilização benéfica de resíduos em outras áreas de actividade, que não apenas a das suas fileiras de origem - é o caso da utilização de terras e lamas industriais na agricultura, para citar apenas um exemplo.

Trabalham actualmente com a REVOLTA mais de 200 grandes Clientes industriais e comerciais, fabricando os produtos e comercializando as marcas mais conhecidas no nosso mercado, em áreas tão distintas como a indústria química, as bebidas e refrigerantes, os automóveis, a grande distribuição, a produção de energia, a indústria alimentar e a assistência hospitalar.

Apoiamos todos estes Clientes recolhendo selectivamente e valorizando em termos economicamente interessantes, vidro, papel e cartão, plásticos, madeiras, sucatas metálicas, terras e lamas, os quais comercializamos como matérias primas para as respectivas fileiras industriais ou encaminhamos para a utilização agronómica como correctores do solo e fonte de matéria orgânica.

Além desta actividade extractiva de triagem e recolha selectiva, que reduz a quantidade dos resíduos que os nossos Clientes produzem e recupera matérias primas, intervimos no processo industrial de vários desses produtos, moendo-os e descontaminando-os. Em suma, preparando-os para voltarem a entrar directamente como matérias primas nas respectivas fileiras industriais.

Complementando esta actividade na área da valorização de resíduos, também recolhemos, preparamos, transportamos e encaminhamos para tratamento os resíduos que apresentam perigosidade.


As principais actividades que desenvolvemos são as seguintes:

    Diagnóstico e concepção
    Levantamento dos problemas de resíduos existentes nas instalações dos Clientes. Apresentação de propostas de gestão preventivas e curativas, sua implementação e acompanhamento.
    Disponibilização de mão-de-obra
    Para assegurar maior eficácia e eficiência na realização dos trabalhos de gestão de resíduos necessários nas instalações produtoras.
    Recolha e acondicionamento
    Possuímos equipamentos de vários tipos e capacidades para a recolha indiferenciada e selectiva de resíduos e seu acondicionamento, tais como, compactadores, contentores metálicos, vidrões, papelões e prensas enfardadeiras.
    Transporte
    Temos uma frota de camiões para o transporte dos resíduos recolhidos, equipada com sistemas ampliroll e braços hidráulicos, para movimentar os equipamentos de recolha e acondicionamento.
    Pré-tratamento
    Estamos equipados com destroçadores móveis de grande capacidade e moinhos, para destruição de produtos ou sua transformação em granulado. Os equipamentos podem ser disponibilizados em regime de aluguer de forma continua durante todo o ano, ou apenas durante os períodos em que se mostrarem necessários, como por exemplo para apoio a uma campanha específica ou a uma necessidade pontual.

    Para a nossa empresa a defesa da qualidade do ambiente não é um fardo é a razão de ser da nossa existência. Para os nossos Clientes, mais do que uma preocupação ética ou uma responsabilidade social, é sobretudo uma actividade economicamente compensadora, que finaliza e complementa o seu próprio processo produtivo.